Laboratório Multitusuário de Microscopia e Fotodocumentação

Microscópio invertido Leica DMI3000 B


previous arrow
next arrow
O microscópio Leica DMI3000 B oferece uma grande variedade de opções de iluminação para aplicações de luz transmitida para analisar imagens de multi-fluorescência de alta velocidade, células vivas e micromanipulação. Este microscópio pode ser utilizado para técnicas em campo claro, contraste de fase e fluorescência. Por ser um microscópio invertido, permite a observação de células vivas mantidas em meio de cultura, permitindo controlar as condições ambientais das células ao longo de suas experiências.

Regras de utilização:

I- Cadastro dos usuários
  • Os pesquisadores (orientadores) interessados em utilizar o microscópio Leica DMI3000 B deverão fazer a solicitação ao comitê gestor e apresentar um resumo do seu projeto e um plano de utilização do equipamento, predizendo a freqüência de utilização (não excluindo do pesquisador a necessidade de fazer os agendamentos necessários no livro de registros). Devem também indicar os alunos que utilizarão o equipamento.
  • Uma vez aprovado pelo comitê gestor, uma ficha de cadastro de usuário será entregue para que seja preenchida pelo professor responsável.
  • Os usuários cadastrados só poderão operar o equipamento após receber o treinamento específico por pessoa indicada pelo comitê gestor, vide item II.
II- Gestão do equipamento: Operação do microscópio Leica DMI3000 B
  • A operação do microscópio Leica DMI3000 B pode ser realizada pelos alunos e professores que receberem o treinamento específico oferecido pela empresa ou por pessoas previamente treinadas e indicadas pelo comitê gestor. Após o treinamento, os usuários habilitados a operar o equipamento obterão a autorização do comitê gestor, visto que não dispomos de técnico responsável pelo equipamento.
  • Os usuários devem agendar os horários de utilização e anotar no caderno de registros, que ficará ao lado do microscópio Leica DMI3000 B, seu nome, a data, o tempo de uso da lâmpada de fluorescência e qualquer intercorrência que aconteça.
  • As imagens obtidas no computador deverão ser salvas através de cd, dvd ou pendrive (Com verificação prévia de possíveis vírus presentes no mesmo para evitar problemas no software).
  • Se o usuário não puder comparecer no dia marcado para a realização do experimento, deverá avisar com antecedência. Caso esse aviso não aconteça, após 15 minutos do horário agendado, outro usuário poderá utilizar o equipamento.
  • Cada usuário deve trazer os consumíveis que serão utilizados durante o experimento. São eles: óleo de imersão, lenços pra limpeza da objetiva e lâminas.
III- Manutenção do equipamento:
  • Todos os usuários devem contribuir com os custos de uma possível manutenção preventiva e/ou corretiva.
  • Os usuários devem zelar pela limpeza e integridade dos equipamentos.
 
OBS: Usuários não regulares autorizados pelo Comitê Gestor deverão submeter um plano de utilização do mesmo, prevendo quantos dias e horas serão necessários/ semana e por quantos meses, não excluindo do pesquisador a necessidade de fazer os agendamentos necessários no livro de registros

Links

Local

Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/nº, Bloco M
São Domingos-Niterói-RJ-Brasil.
CEP: 24210-201
Instituto de Biologia (Campus do Gragoatá)

Telefones:
(21) 2629-2276
(21) 2629-2269

Skip to content