Laboratório Multitusuário de Microscopia e Fotodocumentação
Microscópio Leica DM2500
O microscópio Leica DM2500 de excelente qualidade a ser utilizado em técnicas de campo claro, contraste interferencial diferencial e polarização. O microscópio ainda conta com uma câmara clara e uma câmera digital (Leica DFC295) com ótima resolução para aquisição de imagens tanto para análises como para publicações. A câmara clara, entre outras análises, permite o estabelecimento do período de neurogênese de populações específicas através do método cumulativo combinado com imunoquímica (Calaza et al., 2000, Calaza e Gardino, 2010), entre outras análises, é o único do Instituto de Biologia. A qualidade das imagens utilizando campo escuro também é excelente e permitirá que grupos que trabalhem com marcadores axonais anterógrados estabeleçam melhores análises e obtenham imagens de maior qualidade para publicações. O contraste interferencial diferencial permite a quantificação de células marcadas e não marcadas o que gera uma análise mais confiável e de maior reprodutibilidade que microscópios sem este aparato. A reprodução das imagens com contraste interferencial diferencial também é muito melhor do que microscópios sem esse recurso o que tem um impacto direto na chance de publicações de trabalhos com imagens de tecidos e culturas de células. O equipamento tem carácter multi-usuário e contribui diretamente com diversos projetos de grande relevância não apenas no âmbito da saúde, da biologia, como também ambiental.
Regras de utilização:
I- Cadastro dos usuários
Os pesquisadores (orientadores) interessados em utilizar o microscópio Leica DM2500 deverão fazer a solicitação ao comitê gestor e apresentar um resumo do seu projeto e um plano de utilização do equipamento, predizendo a freqüência de utilização (não excluindo do pesquisador a necessidade de fazer os agendamentos necessários no livro de registros). Devem também indicar os prováveis usuários do equipamento.
Uma vez aprovado pelo comitê gestor, uma ficha de cadastro de usuário será entregue para que seja preenchida pelo professor responsável.
Os usuários cadastrados só poderão operar o equipamento após receber o treinamento específico por pessoa indicada pelo comitê gestor, vide item II.
II- Gestão do equipamento: Operação do microscópio Leica DMI3000 B
A operação do microscópio Leica DM2500 pode ser realizada pelos alunos e professores que receberem o treinamento específico oferecido pela empresa ou por pessoas previamente treinadas e indicadas pelo comitê gestor. Após o treinamento, os usuários habilitados a operar o equipamento obterão a autorização do comitê gestor, visto que não dispomos de técnico responsável pelo equipamento.
Os usuários devem agendar os horários de utilização e anotar no caderno de registros, que ficará ao lado do microscópio Leica DM2500, seu nome, a data, o tempo de uso e qualquer intercorrência que aconteça.
Haverá prioridade na marcação dos horários para os pesquisadores participantes do projeto.
As imagens obtidas no computador deverão ser salvas através de CD ou DVD.
Se o usuário não puder comparecer no dia marcado para a realização do experimento, deverá avisar com antecedência. Caso esse aviso não aconteça, após 15 minutos do horário agendado, outro usuário poderá utilizar o equipamento.
Cada usuário deve trazer os consumíveis que serão utilizados durante o experimento. São eles: óleo de imersão, lenços pra limpeza da objetiva.
III- Manutenção do equipamento:
Todos os usuários devem contribuir com os custos de uma possível manutenção preventiva e/ou corretiva.
Os usuários devem zelar pela limpeza e integridade dos equipamentos.
OBS: Usuários não regulares deverão submeter um plano de utilização do mesmo, prevendo quantos dias e horas serão necessários/ semana e por quantos meses, não excluindo do pesquisador a necessidade de fazer os agendamentos necessários no livro de registros.